
A Copel reforçou o sistema elétrico do Litoral do Paraná para atender ao aumento de demanda durante a temporada de verão. Com investimentos de R$ 13,1 milhões, a companhia ampliou obras de infraestrutura, adquiriu novos equipamentos e intensificou a manutenção da rede.
O número de visitantes nas praias pode crescer até 300% em relação ao período fora da temporada, elevando o consumo de energia, especialmente por climatizadores e pelo movimento no comércio e eventos. No último verão, o pico populacional chegou a 1,9 milhão de pessoas, com carga máxima de 227 MW, quase seis vezes maior que a média anual.
Entre as ações do Plano Verão, destacam-se inspeções em 250 km de linhas de alta tensão, blindagem de redes em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, além da poda preventiva de 47 mil árvores. A Copel também disponibilizou duas subestações móveis e reforçou sua equipe com 150 eletricistas, garantindo maior agilidade no atendimento.
Com sete subestações fixas e novas estruturas de suporte, a companhia assegura energia estável e de qualidade para moradores e turistas durante toda a temporada.







