A Ponte de Guaratuba, em fase final de construção, promete transformar a mobilidade entre Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná. Além de substituir o sistema de balsas da PR-412, a estrutura será uma nova ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina, via BR-376. No entanto, duas questões têm gerado dúvidas entre gestores e usuários: haverá cobrança de pedágio? Caminhões pesados poderão atravessar?
Segundo o Governo do Paraná, a travessia será totalmente gratuita. A obra está sendo financiada com recursos públicos e, conforme confirmado em setembro de 2025, não haverá tarifa para motoristas ou pedestres. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) reforçou que não há previsão de cobrança, encerrando especulações sobre pedágio.
Quanto ao tráfego de veículos pesados, o DER informou que será mantida a mesma restrição vigente na travessia por ferry-boat: o Peso Bruto Total (PBT) não poderá ultrapassar 26 toneladas. A informação foi confirmada também por fontes do Instituto de Água e Terras (IAT), indicando que caminhões carregados acima desse limite continuarão impedidos de cruzar a ponte.
O presidente da Fetranspar, coronel Sergio Malucelli, afirmou que ainda há dúvidas sobre o tipo de veículos que serão autorizados, mas acredita que apenas os mais leves, com pouco mais de 20 toneladas, poderão utilizar a estrutura. “Vamos aguardar o término da obra para uma definição mais clara”, disse.






