
Doze novos radares começaram a aplicar multas por excesso de velocidade em três rodovias estaduais do Paraná: PR-092, PR-151 e PR-407. Os equipamentos, instalados pela concessionária EPR Litoral Pioneiro, entraram em operação no dia 13 de outubro, após período de testes e aprovação de órgãos como ANTT, DER-PR e Batalhão de Polícia Rodoviária.
A maioria dos radares está localizada nos Campos Gerais, em municípios como Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Arapoti e na divisa entre Jaguariaíva e Sengés. Também há fiscalização em Siqueira Campos, no norte pioneiro, e em Paranaguá, no litoral.
Desde que os dispositivos foram instalados em caráter educativo no início do ano, a concessionária registrou queda expressiva nos acidentes. Em Piraí do Sul, por exemplo, o km 259 da PR-151 não teve nenhuma ocorrência após a instalação, contrastando com nove acidentes registrados no mesmo local em 2024.
Além dos radares, a sinalização foi reforçada com placas e linhas de estímulo à redução de velocidade. A EPR destaca que, embora seja responsável pela manutenção dos equipamentos, as multas são emitidas pelos órgãos competentes. A medida visa aumentar a segurança viária e reduzir os índices de acidentes nas estradas paranaenses.






