O plano inclui a aquisição de 15 novos reservatórios contêineres, elevando para 21 o total de unidades de 70 mil litros cada, com o objetivo de aumentar a reserva estratégica. Além disso, a frota de caminhões-pipa será ampliada em 50%, com a locação de 24 unidades. Melhorias operacionais como a dragagem do Rio das Pombas, em Pontal do Paraná, e a implantação de uma terceira bomba na captação Saí-Guaçu, em Guaratuba, também estão em andamento.
Visando evitar paralisações no serviço causadas por falta de energia, a Companhia instalará 31 geradores nas captações, estações de tratamento e reservatórios.
O controle operacional será aprimorado com a implantação de 130 novos pontos de telemetria — 100 na rede de água e 30 na rede de esgoto. Este reforço no monitoramento em tempo real, integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO), permite uma gestão mais rápida e precisa da rede.
Esgotamento Sanitário e Atendimento
No setor de esgoto, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pontal recebeu uma ampliação na saída do efluente, dobrando a vazão de chegada. A Companhia realizará manutenção preventiva das redes e fará vistorias técnicas para identificar e notificar irregularidades nas ligações internas.
Para o atendimento aos veranistas, a Sanepar duplicará sua capacidade de assistência com a abertura de postos avançados em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A comunicação com a população será proativa, com envio de SMS em casos de paradas programadas.
Ações Socioambientais
A Sanepar manterá iniciativas de educação ambiental e inclusão social. O programa de limpeza diária das praias será continuado. O projeto Praia Acessível, que oferece passarelas e cadeiras anfíbias em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), também será mantido para garantir o banho de mar a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Plano de Longo Prazo
Além do investimento para o verão, a Sanepar confirmou que o plano plurianual prevê R$ 278 milhões em investimentos no Litoral até 2029. Estão planejadas a implantação de uma nova ETA em Matinhos, que dobrará a produção de água e aumentará a reservação em 30%, além da ampliação de outras ETAs e a execução de aproximadamente 2.100 novas ligações de esgoto em balneários de Pontal do Paraná.