Com 97% de seu território formado por áreas naturais, Guaratuba intensifica a conservação ambiental com apoio do Programa Biodiversidade Litoral do Paraná (BLP). A iniciativa, gerida pelo FUNBIO, financia projetos que fortalecem a fiscalização, combatem o desmatamento e promovem educação ambiental, com foco no Parque Natural Municipal Lagoa do Parado.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já adquiriu embarcação, drones, veículos e outros equipamentos para monitoramento de áreas de difícil acesso, além de capacitar equipes formadas por biólogo, engenheiro florestal, analista e fiscais. As ações incluem combate à caça e pesca ilegais, resgate de fauna e respostas a eventos climáticos extremos.
Criada em 2004, a Lagoa do Parado é um santuário de 3.600 hectares que abriga espécies ameaçadas como o bicudinho-do-brejo. O plano prevê revisão de limites, criação de Conselho Gestor e consolidação da unidade com gestão participativa. Integrada à Grande Reserva Mata Atlântica e ao Sítio Ramsar, a área compõe um mosaico vital para a preservação da fauna, flora e recursos hídricos do litoral paranaense.