Em 28 de julho de 2025 a Câmara Municipal de Guaratuba aprovou, em sessão, a abertura de um processo de cassação do mandato da vereadora Maria da Silva Batista, conhecida como Maria do Neno.
A denúncia foi lida no início da sessão e, em seguida, colocada em votação. Com um placar de 10 a favor e dois contra, os vereadores decidiram pelo prosseguimento do processo, que agora seguirá os trâmites regimentais previstos na legislação. A decisão abre caminho para a formação de uma comissão processante, que será responsável por apurar possíveis infrações político-administrativas cometidas pela parlamentar.
Votaram a favor da abertura do processo os vereadores Ricardo Borba, Juliano Petruquio, Professora Cátia do Doro, André Montemezzo, Diego Correa Elickar, Felipe Puff, Márcio Tarran, Ricardo de Macedo, Sandra Bertipaglia e Zaqueu Clarinda. Contra o pedido votaram Wallace da Apagre e Adriana Fontes.
Com a aceitação da denúncia, Maria do Neno poderá chegar a ter seu mandato cassado. A Câmara ainda não divulgou os nomes que irão compor a comissão processante.