Safra da Tainha mobiliza comunidades pesqueiras do Paraná


Entre os dias 14 e 18 de julho, representantes do Grupo de Trabalho da Tainha (GT Tainha), coordenado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), realizaram visitas técnicas a comunidades pesqueiras do litoral paranaense. A ação teve como objetivo acompanhar de perto a safra de 2025 da espécie Mugil lisa e ouvir as principais demandas dos pescadores locais.

Segundo a oceanógrafa Brenda Ramos, do Departamento de Territórios Pesqueiros e Ordenamento do MPA, o contato direto com os comunitários foi essencial para compreender como estão sendo aplicadas as normativas da pesca e para identificar desafios relacionados ao acesso a políticas públicas e ao reconhecimento dos territórios tradicionais.
As visitas também permitiram observar diferentes experiências de pesca artesanal e industrial, cujos dados serão apresentados ao colegiado do GT Tainha. Essas informações poderão subsidiar futuras decisões sobre o ordenamento pesqueiro e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor.
O GT Tainha é composto por representantes do governo federal, estadual, entidades de pesca e especialistas técnicos-científicos. Seu relatório final será um instrumento estratégico para o planejamento das próximas temporadas de pesca na região Sudeste e Sul do Brasil.

EDIÇÃO DA SEMANA

 

PREVISÃO DO TEMPO

booked.net

© 2025 Jornal da Hora Guaratuba

Av. Visconde do Rio Branco, 5005, Nereidas - Guaratuba - PR
Editora Saint-Clair L.N. - CNPJ: 19.212.276/0001-61
Diretor Geral: Saint Clair L. Neto
Fone: 41 3442-6049